quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Petit Gâteau de Doce de Leite

Petit Gâteau de Doce de Leite

Gente, tivemos o privilégio de ter mais uma aula com o premiado Junior Durski. Aprendemos com a Laila, uma das filhas do Durski, como fazer esta delicadeza. A sobremesa foi escolhida como a Melhor de Curitiba.
Confesso já ter tentado fazer conforme a receita publicada na revista Gula, mas não cheguei nem perto da original. Foi um verdadeiro fiasco. Como o próprio chef nos disse, patissêrie exige cuidado com as medidas, com o tempo e na minha opinião, alguma delicadeza com as mãos. Mas chega de conversa e vamos para a receita com todos os detalhes.

Ingredientes:
04 ovos inteiros
04 gemas
04 colheres de sopa de açúcar (60g)
04 colheres de sopa de trigo (55g)
100 gramas de manteiga
300 gramas de doce de leite de boa qualidade (usei leite Moça cozido na pressão por 40 minutos)

Bater todos os ovos com o açúcar até ficar bem fofo. Enquanto bate, derreter a manteiga junto do doce de leite no microondas. Neste caso, derreta aos poucos até que a manteiga esteja completamente líquida. Tire do microondas e misture sem se preocupar em diluir o doce de leite, porque isso é praticamente impossível sem que queime a manteiga. Com a batedeira ligada, derrame esta mistura até ficar homogênea. Misture o trigo rapidamente, somente para agregar. Tive o cuidado de levantar a tigela da batedeira para não ficar nenhuma bolinha de trigo "empelotada" no fundo. Desligue a batedeira e encha as forminhas já previamente untadas e enfarinhadas. Muito importante caprichar na hora de fazer este processo, porque na hora de desenformar, fará toda a diferença. Depois de encher as forminhas, a massa precisa ficar em geladeira no mínimo por quatro horas. Para assar, não coloque mais do que 3 forminhas se seu forno for doméstico. Ele estará pronto quanto ficar da cor do doce de leite e que você possa ver o meio da forminha com a massa líquida. Os meus ficaram bons quando o meio rachou e apareceu o líquido cremoso e delicioso em aproximadamente 9 minutos à 280º C.

Calda de frutas vermelhas
250 gramas de açúcar refinado
2 xícaras de água
1 quilo de morangos
500 gramas de mirtilo
500 gramas de framboesa
500 gramas de amora
Casca de meio limão

Derreter a água e o açúcar com o limão até caramelizar um pouco. Cozinhar os morangos até que fique bem mole. Tirar do fogo e bater no liquidificador. Voltar para a panela e colocar os mirtilos, depois as amoras e por último a framboesa. Esta quantidade rende bastante calda. Como só tinha morangos fiz a minha à olho mesmo.
Servir o petit gâteau quente com a calda quente e uma bola de sorvete de sua preferência.




Um comentário: